BLOG BMJ

Gender equality in the framework of the EU-Brazil dialogues

16/03/2020 16:25:43 / por Mélanie Recour postado em Política, Comércio Internacional, Igualdade de Gênero, União Europeia, ´Relações Comerciais

In the context of the International Women's Day celebrated on the 8th of March every year around the world, it is important to highlight the existing gender inequalities within the country, particularly in the workplace. In Brazil, women are less valued in their jobs, face more difficulties in accessing the labor market and in professional growth, in addition to being subject to a labor legislation that amplifies inequality.

Ler mais

A mensagem de Bolsonaro ao Congresso

06/02/2020 14:44:48 / por BMJ Consultores postado em Política, Jair Bolsonaro, Análise Política

Por Lucas Fernandes e Mauro Cazzaniga

Ler mais

Que as atividades recomecem

04/02/2020 17:15:09 / por Wagner Parente postado em Política, Jair Bolsonaro, Congresso, Rodrigo Maia, Davi Alcolumbre

O Congresso realizou nesta segunda-feira (3) um sessão solene para dar início formal às atividades legiferantes após o fim do recesso. Durante a cerimônia, foi concedido espaço de fala aos chefes dos três poderes. Os presidentes Rodrigo Maia (Câmara), Davi Alcolumbre (Senado) e Dias Tofolli (Supremo Tribunal Federal) discursaram, e a Primeira Secretária da Mesa Diretora do Congresso, a deputada Soraya Santos (PL/RJ), fez a leitura da mensagem do Presidente da República – que foi entregue pelo ministro da Casa Civil Onyx Lorenzoni (DEM/RS).

Ler mais

(Não) habemus recesso

06/01/2020 16:15:29 / por Wagner Parente postado em Reforma Tributária, Política, Jair Bolsonaro, Articulação Política

Há aqueles que aproveitaram o recesso para descansar. Aparentemente, a política nacional não foi uma dessas entidades que quiseram parar antes do vinte-vinte chegar. E, por isso, preparamos um resumo sobre os principais acontecimentos da política nas duas últimas semanas.

Ler mais

O que os últimos índices da Datafolha dizem sobre o Governo?

09/12/2019 14:54:54 / por Wagner Parente postado em Política, Sérgio Moro, Datafolha, Jair Bolsonaro, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério da Economia, Paulo Guedes

A última pesquisa Datafolha do ano apontou que o governo do presidente Jair Bolsonaro é aprovado por 30% (em agosto eram 29%) dos brasileiros e reprovado por 36% (em agosto eram 38%), enquanto 32% o consideram regular (em agosto eram 30%). Todos os campos oscilaram dentro da margem de erro. O otimismo com a economia também teve uma ligeira inflexão para cima — 43% acreditam que ela vai melhorar nos próximos meses (em agosto eram 40%). A queda mais sensível foi no quesito corrupção: 29% dos eleitores aprovam seu desempenho no combate à corrupção (em agosto eram 34%). O ministro Sergio Moro é conhecido por 93% dos entrevistados e, destes, 53% avaliam que sua gestão no Ministério da Justiça é ótima ou boa. 23% a consideram regular. São números bastante acima dos do presidente. Em aprovação, Damares Alves é a segunda ministra mais benquista. 43% consideram seu trabalho com Mulher, Família e Direitos Humanos ótimo ou bom. A aprovação de Paulo Guedes, que vem em terceiro na pasta da Economia, é de 39%.

A pesquisa aponta para um cenário de acomodação do ambiente político brasileiro, com a cristalização do eleitorado brasileiro em três camadas de proporção similar. A estratégia de Bolsonaro em manter um tom similar ao que foi utilizado durante a campanha tem sido eficiente para manter o engajamento da parcela de apoiadores fieis. Por outro lado, essa retórica não estimula o engajamento de eleitores centristas e contribui para deixar o presidente em uma situação delicada. O aumento do otimismo da população deve reforçar ainda mais o comprometimento de Bolsonaro com a agenda liberal tocada pelo ministro Paulo Guedes e pode estimular a retomada do ímpeto das negociações de propostas desta agenda no Congresso – ritmo que havia sido arrefecido por um alegado temor do governo em repetir o “efeito Chile” no Brasil.
Por outro lado, a queda substancial na percepção da atuação do governo no combate à corrupção acende um sinal de alerta para o presidente, tendo em vista que o tema é a principal bandeira histórica de Bolsonaro e grande fator de mobilização do seu eleitorado. A manutenção da popularidade de Sergio Moro acima da de Bolsonaro, juntamente com uma recente pesquisa que aponta para a vitória de Moro em uma eventual eleição contra Bolsonaro, pode motivar novas estratégias do Palácio do Planalto para aproveitar a popularidade do ministro da Justiça e neutralizá-lo como eventual adversário político do Presidente. Uma ação neste sentido poderia ser a indicação de Moro para o Supremo Tribunal Federal no próximo ano – anteriormente o nome do ministro havia perdido fôlego com o vazamento de informações da operação Lava Jato.

Ler mais

Bebianno se filia ao PSDB e PSL deve decidir essa semana sobre dissidentes

02/12/2019 15:12:31 / por Wagner Parente postado em Política, Jair Bolsonaro

Gustavo Bebianno, ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência do governo de Jair Bolsonaro, se filiou ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). O evento de recepção, realizado no Rio de Janeiro, contou com a participação de João Dória, governador do estado de São Paulo. Bebianno deve assumir o diretório municipal do partido no Rio. Nesta segunda-feira (2), o Diretório Nacional do Partido Social Liberal (PSL) deve ainda se reunir para decidir se mantém a suspensão dos dissidentes do partido, determinada pela Executiva Nacional do partido semana passada; ou se vota pela expulsão deles.

Ler mais

O que a China quer da Reforma da OMC?

23/05/2019 14:11:00 / por Ana Luísa Chamon postado em Política, Comércio Internacional, Exportação, Estados Unidos, China

Cada vez mais frequente, a efetividade do sistema multilateral de comércio é questionada. Essa incerteza decorre da dificuldade em se construir, no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), soluções adequadas às grandes mudanças na economia global, em muito envolvendo o aumento da relevância de economias emergentes e avanços tecnológicos acelerados.

Ler mais

A posição da OMC sobre restrições ao comércio baseado em questões de segurança nacional

21/05/2019 17:24:32 / por BMJ Consultores postado em Relações Governamentais, Política, OMC, Section 232, Comércio Internacional, Exportação, OCDE

Por Arman Yeltay, Celso Figueiredo e Geovana Pessoa *

 

No dia 8 de março de 2018, os Estados Unidos da América (EUA) divulgaram a revisão da sobretaxa estado-unidense sobre importações de aço e alumínio, aplicada no âmbito da Seção 232. O caso tratou de um mecanismo de defesa comercial regulado pelo Trade Expansion Act of 1962, cuja função primária é garantir a “segurança nacional” em face de importações consideradas “prejudiciais”.

Ler mais

Assine nosso Newsletter

Posts Recentes