BLOG BMJ

A política comercial de Joe Biden

12/03/2021 17:11:49 / por Geovana Pessoa postado em Estados Unidos, Donald Trump, Joe Biden, Política Comercial, EUA

A chegada de Joe Biden à Casa Branca fomentou expectativas sobre a gestão de diversos temas no país, especialmente no que concerne à agenda de política comercial do novo governo. As relações com a China, a atuação dos EUA juntamente à Organização Mundial do Comércio (OMC), a retomada da agenda de sustentabilidade e as negociações de acordos comerciais são tópicos centrais que ganharam fôlego com a eleição do democrata.

Ler mais

O segundo encontro de Bolsonaro com Trump

09/03/2020 17:16:30 / por Wagner Parente postado em Estados Unidos, Jair Bolsonaro, Donald Trump, Análise Política

O presidente Jair Bolsonaro viajou aos Estados Unidos neste sábado (7) para uma série de agendas que deve durar quatro dias. Participam da comitiva brasileira o deputado federal e filho do presidente, Eduardo Bolsonaro (PSL/SP), e os ministros da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno. No primeiro dia de viagem, Bolsonaro se encontrou com sua contraparte norte-americana, o presidente Donald Trump. Na ocasião, Trump elogiou Bolsonaro, que estaria fazendo um “trabalho fantástico” e celebrou a proximidade entre Brasil e os Estados Unidos. Em nota, a Casa Branca divulgou os assuntos tratados durante o jantar, que incluíram: apoio à Juan Guaidó na Venezuela; aprofundamento de discussões para um possível acordo bilateral entre os países; o apoio dos EUA ao processo de acessão do Brasil à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE); e iniciativas nas áreas de ciência e tecnologia, saúde e defesa. Até o momento, os países adotaram um Plano de Trabalho em Ciência e Tecnologia para o período de 2020 a 2023 e assinaram o Acordo de Pesquisa, Desenvolvimento, Teste e Avaliação (RDT&E), voltado para a área de defesa. Vale destacar que o encontro entre os presidentes se dá em um momento delicado para o Brasil, que vem trabalhando internamente na viabilização dos leilões do 5G no país. Fontes indicam que o Itamaraty se posicionou formalmente contra a presença da Huawei na infraestrutura de telecomunicações e que o assunto foi, supostamente, discutido no encontro.

Ler mais

Um acordo de paz à Guerra Comercial entre EUA e China?

17/01/2020 17:26:14 / por Wagner Parente postado em Comércio Internacional, Estados Unidos, Guerra Comercial, China, Investimentos, Donald Trump

Os Estados Unidos e a China assinaram o que foi denominado “acordo de primeira fase” durante cerimônia realizada nesta quarta-feira (15) na Casa Branca.

Ler mais

2020: Perspectiva de mudança eleitoral nos Estados Unidos

13/01/2020 11:19:29 / por BMJ Consultores postado em Estados Unidos, Eleições, Donald Trump

Por Enrico Cipelli, Nicholas Borges, sob supervisão de Lucas Fernandes

Ler mais

A pressão norte-americana pela reforma do status de país em desenvolvimento na Organização Mundial do Comércio

06/08/2019 10:19:45 / por Andrezza Fontoura postado em OMC, Comércio Internacional, Estados Unidos, OCDE

O presidente dos Estados Unidos da América (EUA) Donald Trump emitiu um memorando no dia 26 de julho de 2019 ao Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês). No documento se exige mudanças na classificação de países em desenvolvimento em razão do uso indevido de tratamento especial e diferenciado na Organização Mundial do Comércio (OMC), caso não haja progresso substancial no âmbito da reforma do organismo internacional em 90 dias[1].

Ler mais

O que a China quer da Reforma da OMC?

23/05/2019 14:11:00 / por Ana Luísa Chamon postado em Política, Comércio Internacional, Exportação, Estados Unidos, China

Cada vez mais frequente, a efetividade do sistema multilateral de comércio é questionada. Essa incerteza decorre da dificuldade em se construir, no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), soluções adequadas às grandes mudanças na economia global, em muito envolvendo o aumento da relevância de economias emergentes e avanços tecnológicos acelerados.

Ler mais

Assine nosso Newsletter

Posts Recentes