BLOG BMJ

2022 é logo ali

04/10/2021 17:47:19 / por Victor Brandão postado em Eleições, Análise Política, Minas Gerais, Eleições 2022, Romeu Zema

A primavera anuncia a chegada de outubro e, exatamente no dia 2, marca uma importante efemeridade no calendário eleitoral: começa a contar o prazo de um ano para ocorrer o primeiro turno das eleições no primeiro domingo de outubro de 2022.

Ler mais

Panelaços e Hashtags

27/03/2020 16:01:00 / por Mauro Cazzaniga postado em Jair Bolsonaro, Análise Política, Coronavírus, Panelaço

A última semana viu uma disputa entre manifestações contrárias e a favor do atual governo – grupos apoiadores de Bolsonaro haviam convocado atos para o dia 15 de março, com um forte tom anti-Congresso e Judiciário nas convocações – das quais o próprio presidente participou, em mensagens enviadas pelo WhatsApp. Em resposta, partidos e movimentos da oposição convocaram manifestações para o dia 18.

Ler mais

Como Mandetta e Bolsonaro querem  combater o coronavírus

18/03/2020 10:09:47 / por Lucas Fernandes postado em Jair Bolsonaro, Análise Política, Coronavírus, Luiz Mandetta, Saúde

“Trabalho é o que podemos oferecer. Muito trabalho baseado em ciência. Nós vamos atravessar isso juntos”. O ministro da Saúde Luiz Mandetta escolheu essas frases para encerrar a coletiva de imprensa desta terça-feira (17). Apesar de ser um discurso esperado para uma autoridade sanitária em meio ao surto do coronavírus, a fala ganha uma nova conotação quando se observa a dinâmica da política e o semblante do ministro ao fazer a declaração.A postura do ministro Mandetta tem sido elogiada mesmo entre oposicionistas e o tem colocado no centro dos holofotes em um enquadramento narrativo bastante positivo. Inclusive ao lado de desafetos de Bolsonaro, como João Doria e os presidentes da Câmara, do Senado e do STF.

Ler mais

O segundo encontro de Bolsonaro com Trump

09/03/2020 17:16:30 / por Wagner Parente postado em Estados Unidos, Jair Bolsonaro, Donald Trump, Análise Política

O presidente Jair Bolsonaro viajou aos Estados Unidos neste sábado (7) para uma série de agendas que deve durar quatro dias. Participam da comitiva brasileira o deputado federal e filho do presidente, Eduardo Bolsonaro (PSL/SP), e os ministros da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno. No primeiro dia de viagem, Bolsonaro se encontrou com sua contraparte norte-americana, o presidente Donald Trump. Na ocasião, Trump elogiou Bolsonaro, que estaria fazendo um “trabalho fantástico” e celebrou a proximidade entre Brasil e os Estados Unidos. Em nota, a Casa Branca divulgou os assuntos tratados durante o jantar, que incluíram: apoio à Juan Guaidó na Venezuela; aprofundamento de discussões para um possível acordo bilateral entre os países; o apoio dos EUA ao processo de acessão do Brasil à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE); e iniciativas nas áreas de ciência e tecnologia, saúde e defesa. Até o momento, os países adotaram um Plano de Trabalho em Ciência e Tecnologia para o período de 2020 a 2023 e assinaram o Acordo de Pesquisa, Desenvolvimento, Teste e Avaliação (RDT&E), voltado para a área de defesa. Vale destacar que o encontro entre os presidentes se dá em um momento delicado para o Brasil, que vem trabalhando internamente na viabilização dos leilões do 5G no país. Fontes indicam que o Itamaraty se posicionou formalmente contra a presença da Huawei na infraestrutura de telecomunicações e que o assunto foi, supostamente, discutido no encontro.

Ler mais

A mensagem de Bolsonaro ao Congresso

06/02/2020 14:44:48 / por BMJ Consultores postado em Política, Jair Bolsonaro, Análise Política

Por Lucas Fernandes e Mauro Cazzaniga

Ler mais

Assine nosso Newsletter

Posts Recentes