BLOG BMJ

A política comercial de Joe Biden

12/03/2021 17:11:49 / por Geovana Pessoa postado em Estados Unidos, Donald Trump, Joe Biden, Política Comercial, EUA

A chegada de Joe Biden à Casa Branca fomentou expectativas sobre a gestão de diversos temas no país, especialmente no que concerne à agenda de política comercial do novo governo. As relações com a China, a atuação dos EUA juntamente à Organização Mundial do Comércio (OMC), a retomada da agenda de sustentabilidade e as negociações de acordos comerciais são tópicos centrais que ganharam fôlego com a eleição do democrata.

Ler mais

Afinal, qual foi o impacto da reunião do G20?

15/12/2020 17:39:06 / por BMJ Consultores postado em OMC, Donald Trump, Coronavírus, Acordo de Paris, g20, Crise econômica

Por Júlia Coury e Gabriel Toledo

No dia 22 de novembro aconteceu a reunião de cúpula do G20, o bloco composto pelos países com as mais expressivas economias do mundo, no qual o Brasil é um membro. Somados, os membros do G20 correspondem a, aproximadamente, 90% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, 80% do comércio internacional e cerca de 65% da população do planeta.

Ler mais

O segundo encontro de Bolsonaro com Trump

09/03/2020 17:16:30 / por Wagner Parente postado em Estados Unidos, Jair Bolsonaro, Donald Trump, Análise Política

O presidente Jair Bolsonaro viajou aos Estados Unidos neste sábado (7) para uma série de agendas que deve durar quatro dias. Participam da comitiva brasileira o deputado federal e filho do presidente, Eduardo Bolsonaro (PSL/SP), e os ministros da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno. No primeiro dia de viagem, Bolsonaro se encontrou com sua contraparte norte-americana, o presidente Donald Trump. Na ocasião, Trump elogiou Bolsonaro, que estaria fazendo um “trabalho fantástico” e celebrou a proximidade entre Brasil e os Estados Unidos. Em nota, a Casa Branca divulgou os assuntos tratados durante o jantar, que incluíram: apoio à Juan Guaidó na Venezuela; aprofundamento de discussões para um possível acordo bilateral entre os países; o apoio dos EUA ao processo de acessão do Brasil à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE); e iniciativas nas áreas de ciência e tecnologia, saúde e defesa. Até o momento, os países adotaram um Plano de Trabalho em Ciência e Tecnologia para o período de 2020 a 2023 e assinaram o Acordo de Pesquisa, Desenvolvimento, Teste e Avaliação (RDT&E), voltado para a área de defesa. Vale destacar que o encontro entre os presidentes se dá em um momento delicado para o Brasil, que vem trabalhando internamente na viabilização dos leilões do 5G no país. Fontes indicam que o Itamaraty se posicionou formalmente contra a presença da Huawei na infraestrutura de telecomunicações e que o assunto foi, supostamente, discutido no encontro.

Ler mais

Um acordo de paz à Guerra Comercial entre EUA e China?

17/01/2020 17:26:14 / por Wagner Parente postado em Comércio Internacional, Estados Unidos, Guerra Comercial, China, Investimentos, Donald Trump

Os Estados Unidos e a China assinaram o que foi denominado “acordo de primeira fase” durante cerimônia realizada nesta quarta-feira (15) na Casa Branca.

Ler mais

2020: Perspectiva de mudança eleitoral nos Estados Unidos

13/01/2020 11:19:29 / por BMJ Consultores postado em Estados Unidos, Eleições, Donald Trump

Por Enrico Cipelli, Nicholas Borges, sob supervisão de Lucas Fernandes

Ler mais

Assine nosso Newsletter

Posts Recentes