BLOG BMJ

Corredores do Congresso - Bolsonaro reafirma intenção de alterar composição do STF

10/10/2022 18:08:05 / por Raquel Alves postado em Jair Bolsonaro, STF, Supremo Tribunal Federal, Eleições 2022, Corredores do Congresso, tribunais, Jurídico

O presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou, em entrevista na manhã de domingo (9), que recebeu uma proposta para aumentar de 11 para 15 o número de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão sobre o envio da matéria para o Congresso Nacional foi adiada para depois das eleições, e Bolsonaro afirmou que “se baixar a temperatura” a ideia pode ser descartada.

Ler mais

Corredores do Congresso - Rosa Weber toma posse como Presidente do STF

12/09/2022 18:22:17 / por Vinícius Colli postado em Jair Bolsonaro, STF, Supremo Tribunal Federal, Eleições 2022, Lula, Corredores do Congresso, tribunais, Rosa Weber, Jurídico

A ministra Rosa Weber toma posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) em cerimônia que será realizada na tarde desta segunda-feira (12). O vice será o ministro Luís Roberto Barroso. A cerimônia está agendada para ocorrer às 17h no plenário da Corte. Weber irá assumir o posto no lugar de Luiz Fux, que encerra o seu mandato de dois anos, mas ficará no cargo somente até outubro de 2023, quando completará a idade limite para permanecer no cargo de ministra do STF. Ela será responsável por elaborar a pauta da Corte, conduzir as sessões plenárias e outras atividades administrativas.

Ler mais

Vacinação e a impossibilidade de se criar direitos via poder regulamentar

06/02/2022 08:30:00 / por Vinícius Colli postado em covid-19, STF, Supremo Tribunal Federal, Vacinação, Presidente Jair Bolsonaro, Direito do Trabalho, Passaporte de Vacinação

O governo do presidente Jair Bolsonaro acumula polêmicas e derrotas junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) desde o início do seu mandato. Tais polêmicas se acentuaram durante os últimos anos em razão da atuação do Governo na condução do país durante a pandemia. Essa gestão foi contestada na Corte e resultou nas maiores derrotas do Planalto até o momento. A principal foi a decisão do STF de que Estados e Municípios possuíam competência comum à da União para tomar medidas com o fim de garantir a redução das taxas de morte e infecção oriundas da pandemia de COVID-19.

Ler mais

MP das Fake News: A suspensão do efeito jurídico e a extensão do efeito político

19/09/2021 08:00:00 / por BMJ Consultores postado em Jair Bolsonaro, Senado, STF, Fake News

Por Gianluca Benvenutti, Isabela de Castro e Lucas Fernandes*

Ler mais

Divergências na Agenda Ambiental

26/10/2020 15:33:03 / por Wagner Parente postado em Jair Bolsonaro, STF, Ricardo Salles, Agenda Ambiental, Ibama

A decisão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de interromper o trabalho dos brigadistas em todo o país, incluindo no combate aos incêndios na Amazônia e no Pantanal, colocou em conflito os ministros do Meio Ambiente (Ricardo Salles) e da Secretaria do Governo (General Luiz Eduardo Ramos). A decisão anunciada na última quinta-feira (22) repercutiu mal e foi revertida no dia seguinte, mas o recuo não foi o suficiente para impedir a troca de acusações nas redes sociais.

Ler mais

A surpresa da indicação de Kássio Nunes por Bolsonaro para o STF

02/10/2020 14:10:06 / por Wagner Parente postado em Jair Bolsonaro, Kássio Nunes, STF, Supremo Tribunal Federal

O desembargador Kássio Nunes Marques, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, foi escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar a vaga do ministro Celso de Mello no Supremo Tribunal Federal (STF). Nunes ingressou no TRF1 em 2011, indicado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Por apresentar reputação técnica respeitável e bons relacionamentos políticos, a indicação de Kássio Nunes foi apoiada por ministros do STF e por parlamentares ligados ao Centrão. O nome do jurista foi confirmado em live semanal realizada pelo presidente da República nesta quinta-feira (1).

Ler mais

Assine nosso Newsletter

Posts Recentes