BLOG BMJ

Corredores do Congresso - Bivar desiste de concorrer à Presidência pelo União Brasil

01/08/2022 18:04:34 / por Érico Oyama

O deputado federal Luciano Bivar desistiu de concorrer à Presidência da República pelo União Brasil. O anúncio oficial ocorreu no domingo, durante a convenção do partido em Pernambuco. A desistência foi confirmada após Bivar cogitar apoiar Lula (PT) no primeiro turno, em troca de um futuro apoio do PT a Bivar na eleição da presidência da Câmara em fevereiro de 2023. No entanto, a ideia encontrou resistência interna no partido, principalmente entre aqueles que têm identificação com o presidente Jair Bolsonaro (PL).

O partido tem o maior tempo de propaganda eleitoral e o maior fundo eleitoral. Por isso, seria peça-chave caso apoiasse Lula, que tenta costurar acordos para conseguir vencer as eleições ainda no primeiro turno. O União Brasil foi criado em outubro de 2021 com a fusão do DEM com o PSL, partido que elegeu Bolsonaro em 2018, e tem em seus quadros o ex-juiz Sergio Moro, que irá concorrer ao Senado no Paraná.

Bivar pretende disputar a reeleição como deputado federal e o União Brasil cogita se manter neutro na disputa pela Presidência. No entanto, dois nomes do partido estão no radar como possíveis candidatos. Há quem defenda candidatura da senadora Soraya Thronicke (MS), que foi eleita em 2018 e está no meio do mandato.

Outra possibilidade, defendida principalmente pelos integrantes que vieram do DEM, é lançar o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. Atualmente, Mandetta é candidato a uma vaga ao Senado pelo Mato Grosso do Sul. A convenção do União Brasil está marcada para 5 de agosto, data limite para definição dos candidatos determinada pela Justiça Eleitoral.

Tópicos: Sérgio Moro, Jair Bolsonaro, Eleições, Luiz Mandetta, Eleições 2022, União Brasil, Lula, Luciano Bivar

Érico Oyama

Escrito por Érico Oyama

Consultor de Análise Política na BMJ Consultores Associados.

Assine nosso Newsletter

Posts Recentes