BLOG BMJ

A Índia trará os investimentos esperados por Bolsonaro?

24/01/2020 15:49:00 / por Wagner Parente

Durante a visita do Presidente Jair Bolsonaro à Índia será realizada uma missão empresarial que contará com entidades indianas e brasileiras, além de associações dos mais diversos setores, como carnes, calçados, suco de laranja, etanol e derivados, dentre outros. A agenda inclui a assinatura de um memorando de entendimento para atuação conjunta na promoção de negócios entre os dois países, incluindo troca de informações e oportunidades, especialmente sobre investimentos e startups.

É importante mencionar que a visita presidencial ocorrerá não em razão de negociações comerciais, mas em razão do convite do Primeiro-Ministro indiano a Jair Bolsonaro para a comemoração do Dia da República (26), de modo que o objetivo principal não seria a abertura comercial ou a discussão de questões referentes a acesso a mercado e investimentos.

No entanto, considerando os desentendimentos recentes entre os governos, como por exemplo a disputa na Organização Mundial do Comércio (OMC) pelos subsídios indianos ao açúcar, a desistência do tratamento especial e diferenciado, que gerou atritos mútuos, e a postura do governo mais voltada a países desenvolvidos; a viagem presidencial demonstra que ainda pode existir um movimento de reaproximação diplomática com externalidades positivas ao comércio entre ambos os Estados.

Tópicos: Jair Bolsonaro, Índia

Wagner Parente

Escrito por Wagner Parente

Wagner Parente acumula a função executiva de CEO da BMJ com atuações consultivas nas equipes de Relações Governamentais e Comércio Internacional. Wagner é advogado, mestre em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela PUC-SP e possui MBA em Gestão de Negócios pela FIA-USP, além de ser professor de Relações Institucionais na Fundação Getúlio Vargas.

Assine nosso Newsletter

Posts Recentes